No último domingo, dia 20 de fevereiro, numa atitude de entrega confiante a Deus para melhor servir a Igreja, quatro irmãs da Diocese de Conceição deram início à consagração por meio dos primeiros votos.

São elas: Aldenora Rabelo,de Rio Maria; Maria de Nazaré, de Santana do Araguaia; Aparecida Rangel e Teresinha Silva, ambas de Conceição do Araguaia.

Para tanto, foi realizada a Santa Missa na Catedral da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. A celebração foi presidida por Dom Dominique e concelebrada por alguns padres da Diocese.

Na acolhida, o bispo ressaltou: “hoje, a Diocese inaugura esse caminho de vocação para a consagração feminina  enraizada… Mulheres do sul do Pará que beberam da água viva aqui, que cresceram, às vezes pelejaram e sofreram, se reergueram e se levantaram agora para anunciar que elas não querem outro amor exclusivo a não ser Jesus Cristo, sem esquecer-se de suas famílias, e evidentemente de sua  comunidade cristã em favor dos pequenos e humildes que Deus ama…”.

Após a homilia, as viúvas prometeram um ano de consagração a Deus, de acordo com os estatutos diocesanos da Ordem das Viúvas, vivendo a castidade, guardando o amor de Jesus, e servindo a Igreja na oração e caridade, com a fé e a esperança. E logo em seguida, receberam das mãos de Suraya e Dalva (leigas consagradas) os sinais que as acompanharão nessa nova jornada: a cruz e o Santo Evangelho.

Ademais, houve um registro documental desse dia histórico e a leitura da benção apostólica do Papa Francisco às viúvas consagradas da Diocese de Conceição.

Depois de tantos momentos marcantes, uma das viúvas fez um belíssimo agradecimento em nome de cada uma delas. Ei-lo na íntegra:

“Neste dia de benção, queremos agradecer a Deus, pelo dom da vida e pela oportunidade de estar nesta caminhada de consagração que nos aproxima cada vez mais de seu amor inesgotável! Agradecer às nossas famílias, em particular nossos  filhos, que nos apoiaram em nossa decisão vocacional.

Agradecemos às formadoras Ir. Rafaela e Suraya; aos nossos diretores espirituais: Pe. Pedro Viana, Ir. Marizete, Ir. Aparecida, Pe. Joaquim Teixeira, Ir. Maria do Socorro; e nosso assessor diocesano, Pe. José Bonfim.

Em particular, agradecemos ao nosso Bispo Dom Dominique, e a todos que tiveram a iniciativa de fazer  ecoar o chamado à ‘Consagração Feminina enraizada na  Diocese’ e abrir caminhos para outras viúvas que também desejam trilhar nesta mesma estrada de ‘servir a Cristo,  servindo aos irmãos’.

Agradecemos às comunidades que nos apoiam e contribuem com a nossa formação, compartilhando da nossa alegria.

Agradecemos ainda ao Ministério de música, equipe de liturgia e aos decoradores pelo empenho de tornar a  nossa celebração mais viva e festiva!

Que os esforços de cada colaborador, as orações de toda Igreja e as bênçãos de Maria, a Imaculada Conceição, nos ajude a descer ao máximo do nosso humano, para nos unirmos ao Senhor, neste compromisso de entrega.

Enfim, agradecemos pela nossa convivência neste período de formação, que uniu os nossos caminhos e se transformou numa bonita amizade. Muito obrigada!” (Maria de Nazaré).

Parabéns,  irmãs! Que Deus as abençoe e faça de cada uma de vós mulheres fiéis e santas.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!