Imagem peregrina pela Diocese

Conceição do Araguaia29 de dezembro de 2021 (domingo). No dia de hoje é introduzida na Catedral Diocesana a imagem de Nossa Senhora da Conceição dando início aos festejos da padroeira da Catedral, da Cidade e da Diocese, após percorrer, em visita, às vilas de todas as paróquias, cerca de 2.400 km.

A pequena imagem foi acolhida efusivamente em Conceição do Araguaia, pois os fiéis sentem e sabem que ela foi testemunha de inúmeras realidades, pedidos e graças. Cada vila se organizou com sua criatividade e devoção para receber a visita da Virgem Maria acompanhada ora pelo Bispo e ora por um padre, tendo sempre a presença de Suraya Gazar, leiga consagrada.

Durante a permanência da imagem nas comunidades eclesiais, foram realizadas visitas às famílias, com bênção dos lares e unção dos enfermos. Na capela, muitas comunidades prepararam uma pequena apresentação de teatro, retratando aspectos da vida de Santa Bernadete, vidente da Imaculada Conceição em Lourdes. Durante a recitação do terço mariano, na meditação dos mistérios, Suraya recontava alguns dos principais momentos de encontro de Maria com Bernadete atualizando a mensagem das aparições para motivar o crescimento na vida cristã, especialmente na família e no servir na comunidade.

A celebração da eucaristia era o momento central de toda visita. De fato, o movimento da visita é chegar a Jesus por Maria. Pe. Renato Paganini utilizou todos os dias os formulários das missas de Nossa Senhora que com as leituras e orações colocam em relevo a importância de Maria na vida cristã.

Encontramos jovens, crianças e famílias inteiras sedentas de Deus. Atentas a cada palavra e gesto. Cada visita foi marcada por surpresas pelo desejo e carências, e a preocupação por parte dos missionários da falta de operários diante das grandes necessidades de evangelização, catequese e presença da Igreja. Até em coisas simples, como nas ofertas da missa, quando se lembrava de que estas seriam aplicadas na manutenção da missão, o povo expressava sua generosidade, mesmo em meio à pobreza.

Celebrando agora o novenário da Imaculada Conceição vamos pedir à Virgem Maria que interceda por essa tão grande necessidade da nossa Diocese: vocações, variadas e numerosas, generosas e plenas de amor, especialmente as sacerdotais, pois a Eucaristia é o alimento para todas as vocações, mas apenas o padre a pode oferecer aos demais.

Pe. Renato Paganini