FESTEJO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

O dia 8 de dezembro é sempre muito marcante para a nossa diocese, pois é o dia da padroeira diocesana, é a festa da Imaculada, é o dia de agradecimento à Mãe de Deus e nossa. E neste ano não foi diferente. Em Conceição do Araguaia, o clima foi de louvor e gratidão.

Logo cedo, às 7:30h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, celebrou-se a Missa Solene.  A celebração presidida pelo bispo Dom Dominique, contou com a presença de quase todos os padres da nossa diocese, algumas consagradas, todos os seminaristas e missionários diocesanos, e por um grande número de fiéis de Conceição do Araguaia e de outras cidades.

Na acolhida, Dom Dominique, com grande fervor, exclamou: “Viva a Imaculada Conceição de Maria! Viva Nossa Senhora Imaculada Conceição! Viva a Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Igreja e nossa Mãe!”. E continuou lembrando da delicadeza de Deus: “Irmãos e irmãs, Deus Pai tem uma delicadeza tão infinita que, para seu Filho, Ele quis uma Mãe digna d’Ele. Ele quis também, pela humanidade pecadora (que ia receber a salvação), que uma representante dessa humanidade fosse preservada do pecado.” (Dom Dominique YOU).

A celebração, de nível diocesano, contou ainda com dois momentos importantes: a admissão às ordens sacras de dois candidatos ao diaconato permanente, e a incardinação do nosso querido padre Francisco em nossa diocese (teremos uma matéria sobre esse momento especial para nosso padre e para nossa diocese; aguarde).

Os dois primeiros candidatos, Gilberto Troitinho e Afonso Campos, com a admissão, deram um passo grande de reconhecimento da nossa diocese no desejo suscitado no coração desses dois servos de Deus. Eles residem em Redenção: Gilberto faz parte da Paróquia Nossa Senhora das Graças; e Afonso, da Paróquia Cristo Redentor. Ambos estavam acompanhados por suas famílias nesse momento de grande alegria.

Na homilia, o bispo diocesano falou a eles: “Tu precisas deixar jorrar Aquele a quem tu te oferecerás no sacramento da ordem do diaconato, de maneira a refletir no teu rosto, nas tuas palavras, nos teus comportamentos, esta presença do Cristo Servo dentro de ti. Ser entregue ao Cristo Servo para que Cristo possa jorrar na tua vida, como Aquele que veio para servir, não para ser servido…”.

Na ocasião da Santa Missa, Dom Dominique lembrou dos 47 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Pedro Brito e convidou a assembleia para abençoar o aniversariante do dia, que prostrou-se diante do altar, assim como fez há 47 anos atrás, no mesmo local.

Além disso, o bispo chamou à frente os missionários diocesanos, junto com Pe. Ruan, para receberem uma bênção especial pelo ano dedicado à diocese.

Ademais, foi uma festa linda. Ao final da missa, como de costume, rezou-se a Consagração da Diocese à Mãe Imaculada, recitada por Padre Francisco.

Na parte da tarde, aconteceu a famosa procissão da Imaculada, que saiu pelas ruas de Conceição do Araguaia abençoando e intercedendo pelo povo de Deus. Com várias manifestações de fé e devoção, a procissão desenvolveu-se com tranquilidade e chegou ao final do seu percurso já de noite, em frente à Catedral.

Ao som do coral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Imaculada foi acolhida com músicas, palmas e brados de “viva”. Em seguida, a festa prosseguiu com a celebração da Santa Missa com uma multidão de fiéis, sendo celebrada por Dom Dominique e concelebrada pelos seguintes padres: Pe. Pedro Viana, Pe. Otávio Grapiuna, Pe. Ruan Coutinho, Pe. Renato Paganini e Pe. Francisco Simon.

Antes do término da Missa, desenvolveu-se na escadaria da Catedral a tradicional coroação de Nossa Senhora, preparada e executada pelas crianças e adultos da catequese. Como sempre, foi um momento de emoção e gratidão à Rainha do povo de Conceição.     Por fim, deu-se a bênção a todos os presentes e a festa continuou com a parte social: quermesse e show de prêmios.

E mais um oito de dezembro chegou ao fim… Que o ano que vem possa ser mais abençoado ainda e, principalmente, sem risco nenhum quanto à pandemia da covid-19. Que Nossa Senhora continue intercedendo pela nossa diocese, cuidando de seus filhos e enviando operários para a messe de Seu Filho nessas terras sul-paraenses.

E viva Nossa Senhora Imaculada Conceição! Viva!