Carta aos Ministros Instituídos

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, Dom Dominique fez uma carta dirigida a todos os Ministros Instituídos da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia solicitando a entrar no esforço da formação Bíblica e para Ministros oferecidas pela Escola da Fé (www.escoladafe.g12.br (94) 99296-8888) Abaixo temos o texto completo:

Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia
Conceição, em 28 de fevereiro de 2019

É assim que fazem os nossos pais:
Não querem apenas encher a barriga dos filhos,
mas sim proporcionar também uma digestão saudável
e favorecer um crescimento necessário.

Querido Irmão e Irmã que se disponibiliza para ser um Ministro instituído em nessa Diocese,

O início deste ano, com a Quaresma, me incentiva a encontrar vocês juntos através desta carta.
Vocês sabem a gratidão dos filhos e filhas da Diocese pela vossa aceitação destes ministérios instituídos. Entre nós, 90% das celebrações dominicais são realizadas por leigos e leigas. Reconheço nisto uma graça de Deus, mesmo se trabalho com todas as minhas forças para que a nossa Igreja diocesana aprenda a cultivar as vocações consagradas e fazê-las frutificar com todas as exigências necessárias…
Desde o início do meu tempo, me esforcei para que os nossos Ministros da Palavra ou da Eucaristia recebessem todo o apoio que a Diocese podia dar. Pois, o pior que possa aparecer neste Ministério é a rotina que mata o encanto. O Evangelho dos “discípulos de Emaús” é uma ilustração deste desencanto!
Teve a “Escola da Palavra” no centro da Diocese (2008-2011), a “Escola itinerante da Palavra” nas paróquias para diminuir as distâncias (2012-2015), os “Retiros dos três Cuidados” (2016-2019): Foram as iniciativas para chegar mais próximo de vós. Muitos de vocês corresponderam à estas iniciativas e souberam combater a rotina!
Faz dois anos já que a ESCOLA da FÉ, através da Internet está oferecendo (a domicílio, nos dias e horários que o discípulo escolhe) uma formação bíblica para atualizar os nossos conhecimentos. Chegamos assim a mais de 700 inscrições na ESCOLA, no ano de 2018.
Neste ano de 2019, planejamos duas formações bíblicas (“os Discípulos no Evangelho de Marcos”, e “as Parábolas de Jesus”) e o início de um itinerário próprio para os Ministros instituídos da Palavra ou da Eucaristia. Cada formação bíblica não passará de 10 aulas. E a formação para Ministros exigirá apenas 5 aulas a cada semestre. Ao total, 30 videoaulas por ano, em 52 semanas.
O meu pedido é duplo:
1- Que cada Ministro instituído acompanhe pessoalmente estas 30 videoaulas para saber transmitir esta compreensão amorosa da Palavra!
2- Que, em cada bairro urbano e em cada distrito rural, alguns Ministros instituídos organizem uma equipe local de ESCOLA da FÉ: recebendo as videoaulas pela internet ou “baixando-as” em “pen-drives” e reproduzindo-as sem a conexão-internet.
Confio que cada um de nós compreende que ser Ministro instituído não se limita a “proclamar” a Palavra de Deus na liturgia. Ser Ministro leva a se esforçar para fazê-la compreender e saborear. É assim que fazem os nossos pais: não querem apenas encher a barriga deles, mas sim proporcionar também uma digestão saudável e um crescimento necessário! Prometo que veremos em breve os frutos deste esforço diocesano. E que poderemos agradecer juntos a Deus por estes frutos!
A secretaria da sua paróquia será devidamente preparada para comunicar as informações e o material necessário para este esforço. Eu mesmo continuarei encontrando todos vocês nos vários “Retiros dos 3 Cuidados” que acontecerão uma vez em cada setor pastoral.
Agradeço a compreensão e o esforço de cada Ministro instituído nesta Diocese, e asseguro a minha Comunhão e oração por cada um e cada uma de vocês!