VIDA E MISSÃO DE IRMÃ MARGARIDA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES EM FLORESTA DO ARAGUAIA- PA

Margarida das Dores Silva, popularmente conhecida como Irmã Margarida, chegou em Floresta do Araguaia em agosto de 2013, vindo do estado do Piauí, onde morou por quatro anos. Antes de deixar o estado onde morava, foi convidada pela Pastoral Nacional da Criança para fazer uma Missão pela Pastoral em Angola na África, onde passou três meses na formação de lideranças e visitas às comunidades. Finalizou a missão e retornou para o Brasil em julho de 2013. No mês seguinte do mesmo ano foi para Floresta do Araguaia, PA.

Ao chegar em Floresta, seu primeiro engajamento foi com a Pastoral da Criança, seguindo com a Pastoral da Juventude que realizava missões nas comunidades uma vez por ano. Entusiasmada irmã Margarida afirma que realmente era muito bom. Depois foi contribuir em ajudar os jovens do Instituto, até que conseguiram a reforma do prédio onde hoje funciona o Instituto Ação Jovem. Irmã Margarida realizou vários encontros com os jovens dando lhes sempre apoio para que as atividades não parassem.
Inciou um grupo de estudo bíblico, no começo havia cerca de 30 pessoas. Porém, não teve perseverança, por várias vezes tentou formar o grupo da liturgia, mas não conseguiu adeptos, apesar das dificuldades seguiu em frente com sua missão, visitando muitas famílias.

Em 2015 conseguiu implantar em Floresta do Araguaia o Curso do Bio Digital e Bio Energético. Irmã Margarida teve essa iniciativa ao perceber a situação precária da saúde no município, e se ofereceu em ajudar, sobretudo, os mais carentes. O beneficio era também para aqueles que quisessem uma oportunidade de ajudar outras pessoas através das ervas medicinais.

Assim, foi criado o grupo da Saúde Natural e houve uma grande participação, inclusive das pessoas do Campo, que atuam muito bem e estão fazendo um ótimo trabalho.
A proposta é que essa ação continue sendo praticada mesmo na ausência da Irmã Margarida. Um casal da comunidade da Vila São Brás, fez uma capacitação com a irmã neste ano de 2019, e darão continuidade aos atendimentos.

Em 2016 conseguiu formar o grupo dos Leigos, Leigas, Calvarianas e Calvarianos, que tem ajudado muito na missão através do Carisma e Espiritualidade vividos no cotidiano.
Ainda no ano de 2016 todas as quintas-feiras a Irmã Margarida passava o dia visitando as famílias do setor denominado Tio Xis e casas populares, fazendo reuniões e encontros de reflexão da palavra, ensinava medicamentos caseiros e oferecia as consultas. Foram realizadas várias celebrações da Palavra aos sábados à tarde. Após essas visitas muitos passaram a integrar à comunidade do Coração de Jesus.

No ano de 2017 surgiu um novo assentamento, denominado setor Novo Horizonte, e começou a visitar os moradores reunindo para discutir sobre a situação que estavam vivendo e assim foi até que conseguiram os terrenos de forma definitiva. Desde então, a Irmã Margarida passou a acompanhar de perto a situação das famílias fazendo um trabalho de evangelização. Toda quinta feira atendendo com consultas gratuitas e visitando, fazendo novena na Quaresma, Nossa Senhora e Natal, bem como acompanhando-os, nas horas mais difíceis.

O trabalho da irmã Margarida não parou por ai, formou na Paróquia um grupo da Pastoral Vocacional, onde se encontravam um pequeno número de jovens, para refletir sobre a vocação e o discernimento vocacional. Neste tempo a Irmã Margarida era da Coordenação Diocesana, e participou várias vezes dos encontros diocesanos levando jovens da cidade para participar.
Ajudou na formação de liderança nas Comunidades e Catequistas. Sempre acompanhou as CEBs em seus encontros e reuniões paroquiais.
Acompanhou famílias e pessoas em seus momentos difíceis como doenças, mortes, com visitas, levando sempre uma palavra de consolo, ânimo e de esperança.

Em vários momentos a Irmã Margarida se fez presente nas Escolas com palestras e formações.
Ajudou também a realizar encontros de preparação para matrimônios.
Durante este tempo sempre atendeu as pessoas que chegam de fora (imigrantes) à procura de emprego, vindo sem família e sem um lugar para repousar.
Ao longo de sua missão irmã Margarida viu muitos morrerem por diversos motivos como: fome, bebida em excesso, violência. Ela reivindicou a Prefeitura para que criasse a Casa de Acolhida do Migrante. O que foi em vão. Mas não se acomodou levou a situação para a Congregação e depois de refletirem juntamente com a Família Calvariana, isto é, os Leigos (as) da cidade de Floresta do Araguaia, decidiram adaptar uma parte da casa onde mora a Irmã Margarida para acolhida do imigrante. Na casa oferecem uma acolhida simples como café da manhã, um local para tomar o banho e lavar suas roupas, além de almoço. Tem prioridade também aqueles que já estão pelas ruas e não tem onde se alimentar, até que eles consigam um emprego.

Este projeto será acompanhado à distância pela Irmã Margarida e outras irmãs, mas ficará sendo administrado pelos os Leigos, até 2022. Irmã Margarida e outras irmãs se comprometeram a virem pelo menos duas ou três vezes ao ano para acompanhar de perto e realizar missão junto às comunidades. A intenção também é sempre que puder trazer Leigos (as) Calvarianas (os) de outras Regiões do Brasil para colaborar.

A espiritualidade deste projeto é: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Irmã Margarida chega ao fim de sua missão em Floresta do Araguaia onde conseguiu realizar neste período de seis anos e meio um trabalho humanitário feito com muito amor, sendo para todos um testemunho de fé e obediência a Deus.

“Nosso carinho e eterna gratidão a pessoa da irmã Margarida por ser um reflexo e presença viva de Deus em nossa Paróquia e em nossas vidas”.

Pascom – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Floresta do Araguaia – PA