Ordenação Diaconal Jailton e Joaquim

No último sábado, às 17h, no auditório da Faculdade Integrada Carajás – FIC, a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia teve a honra de ordenar dois diáconos: Jailton dos Santos e Joaquim da Silva Teixeira. O bispo Dom Dominique You partilhou em sua homilia o evangelho de São João, 21. De acordo com a narrativa, a queda de Pedro o fez compreender que o seu ouvido, repetidas vezes, se fechou para vida. A negação dele era decorrente da crença de que  Jesus estava errado. Disse Jesus:
“Pedro, antes que o galo cante tu três vezes me negara”.
Posteriormente, Pedro toma consciência da mediocridade e de tamanho amor.

No mesmo momento, Pedro constata que Jesus impede seu amor “superando a covardia de Pedro” para seguir o mestre até a cruz. A fragilidade de Pedro de ser escolhido desde o início foi promissora a misericórdia por aquele que escolheu como chefe dos discípulos.
Desde o primeiro dia, a fragilidade de Pedro não limitou Jesus.
Jesus encontra Pedro engessado, envergonhado. “Deus sempre nos ama primeiro”. Pedro tem um motivo novo para se doar a Jesus. Ele vai encontrar com a misericórdia de Jesus que nos conhece, sabe das nossas limitações e nos capacita para ser fiéis. A sociedade de hoje do é a do “descarte” aquilo que não serve mais”. Porém,  o amor de Deus é incondicional a ponto de nos tornarmos fiéis. “Não foi por brincadeira que eu te amei”. 

Experiência dolorosa da verdadeira ressurreição.  Testemunha viva da misericórdia, “ministro da misericórdia”. A única maneira acertada de viver a nossa própria vida é ser inteiramente de Cristo.
Jesus vos dirige a pergunta: “tu me amas” ?  Estais aqui para oferecer a resposta que Jesus oferece a vós.  39 anos atras, em junho de 1980, preparando o diaconado de Dom Dominique, havia a expectativa de sonho e medo em Notre Dame. Jesus nos ergue e capacita a servir a Ele. 
Toda vida tem valor e a vida é a resposta dessa pergunta.  A vida humana tem valor e sentido na medida. A reposta dessa pergunta” “A vida vale a pena ser vivida quando um ser humano se torna o que ele é! 
Construiu e continua construindo o mundo do bem com dificuldade.

É preciso lutar contra as forças do mal, do pecado e do ódio.
É extraordinária essa pergunta de Cristo. É fundamental para o ser humano. A confiança que Deus confia a vocês, Jailton e Joaquim, a todos nós. Que ouçam em toda a sua força que Cristo dirigiu a Pedro.  Peça a Deus que a resposta jorre. Todas as celebrações a pergunta jorre em Jailton e Joaquim. Oferecer como resposta  para que essa oração sirva de escuta para o ritual de ser consagrado. O diaconado não é apenas um humano de aprendizado dos sacramentos da ordem. Ser diácono é a primeira etapa que passamos e menos compreendemos. A base indispensável para ser ministro de Jesus da palavra é caridade. Cristo se fez entre nós o servo de todos. 

O amor,  o celibato consagrado, a oração e a obediência. 
Quereis desempenhar com caridade e amor ?  Essa pergunta é uma transformação interior, imagem viva de Cristo servo no meio de nós. 
Dos sacramentos vai jorrar o altar.  Guardar o celibato como forma particular de doação da própria vida. Não significa que somente o consagrado se doa, mas assim como a dona de casa se doa inteiramente para família. Com Cristo em Cristo – reino definitivo de Deus. Revela o dom significado eterno. Amor exclusivo a Deus.  

A missão de entrar em cheio na oração da igreja em favor do povo de Deus ” realizar a oração das horas 5 vezes por dia” não é confiada somente os consagrados e consagradas. Interceder é dar graças a Deus que continua agindo em nós. Uma tarefa que todos se comprometem a seguir como  alicerce em Cristo.  Prometer viver em comunhão comigo e meus sucessores no respeito e obediência.  Obediência é a coroação chave de ouro ” o amor, o  celibato e a obediência.  Gesto de auto entrega. Viver em comunhão não é corresponder a opinião de Cristo. Carregar com ele a missão recebida.  A obediência ao bispo exige o cumprimento da missão, afinidade ao ministério depende de sua comunhão na igreja através do bispo. Obediência é o “Norte, Leste, Oeste e Sul a pergunta de Jesus. Além de Jesus,  Maria antes de todos nós se caracterizou, Joaquim e Jailton façam aliança com ela. Sejam o pastor das minhas ovelhas.