Na noite do dia 7 de abril, aconteceu na Catedral de nossa Diocese, em Conceição do Araguaia, a Santa Missa do Crisma.
Mas o que é isso? O que de diferente acontece nessa celebração?

A “Missa do Crisma”, também chamada de “Missa dos Santos Óleos”, teve sua origem no século VII.
Na liturgia romana, ela acontece na Quinta-feira Santa, com celebração e reconciliação dos penitentes, finalizando assim o tempo da quaresma e iniciando nesta quinta-feira, o tríduo pascal.
Mas em nossa Diocese, por razões de distância entre as paróquias, a Missa do Crisma acontece uma semana antes do tríduo.

Na Missa, se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do santo crisma.
Ambos serão utilizados durante todo o ano em ocasiões específicas: por exemplo, o óleo dos enfermos será usado durante a unção dos doentes, quando preciso.
Nessa missa, acontece também a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade”, pois convida a todos a expressarem essa comunhão e coparticipação com a Igreja.

A unção do óleo exprime a riqueza da nova existência em Cristo, que o Espírito continua a transmitir à Igreja até o fim dos tempos.
Nessa missa manifestam-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros constituídos de cada paróquia, que renovam seu compromisso ao serviço do povo de Deus. (Fonte: Vatican News)

E assim se desenvolveu a Missa do Crisma em nossa diocese: após a homilia, os sacerdotes, diante do bispo e de Deus, renovaram suas promessas sacerdotais.
Em seguida, os santos óleos foram apresentados a Dom Dominique, que abençoou os óleos dos enfermos e dos catecúmenos , e consagrou o óleo do Crisma.
Na ocasião, os presbíteros se fizeram presentes em quase 100% de seu número, faltando apenas Pe. Hélder, por motivos de enfermidade.
Antes da benção final, Dom Dominique entregou os santos óleos, já separados por paróquia e em seus respectivos recipientes, para os padres. Junto a isso, entregou uma pequena lembrança a todos os sacerdotes presentes.
Na Missa, algumas religiosas e consagradas se fizeram presentes também nessa festa da unidade, junto com o povo de Conceição do Araguaia, que representou todas as pessoas de nossa Diocese.

E que venha a Semana Santa!

Que Deus nos abençoe e faça do nosso coração um coração aberto para tudo o que acontecerá na semana mais forte da liturgia da nossa Igreja.

Nossa Senhora da Conceição,
Rogai por nós!

missa #diocesedeconceicao #missadossantosoleos