Saudades sim, tristezas não!

Neste dia 02 de novembro a comunidade Cristo Redentor celebrou a missa dos fiéis defuntos no antigo cemitério. Como bem explicou nosso pároco, a morte não é o fim de tudo, mas um remédio para conseguir desapegar-se de tudo que é passageiro e assim podermos nos unir inteiramente a Deus… Porque precisamos disso? Porque só Deus é capaz de nos preencher, de nos permitir realizar plenamente a nossa vocação. Nós somos feitos para viver do amor divino! Deus é nossa vida!


No entanto, temos tantas dificuldades para crer nisso. Desprezamos demais o amor divino, substituindo muitas vezes Deus pelos prazeres da vida, pelos bens materiais, pelas coisas passageiras que acabam mandando em tudo em nossa vida. Então, Deus deixou a morte como um remédio. De fato, a morte nos lembra as limitações das coisas criadas. O que vamos levar daqui, dessa terra que a morte não vai nos tirar? As riquezas materiais, a beleza física, a nossa empresa, os nossos diplomas, nada disso vai resistir a morte. Tudo isso vai acabar nessa terra… A morte nos provoca a procurar o que é eterno, o que não passa e o Cristo nos revela o amor divino que nunca passará. E ele nos encoraja: faça de Deus o seu
tudo. Faça do amor de Deus a sua razão de viver.

Infelizmente pode acontecer que durante a vida, pessoas não levam a sério o Evangelho de Jesus e não conseguem se desapegar das coisas passageiras do mundo. E seus corações não conseguiram se abrir inteiramente ao amor de Deus. No entanto, elas não se fecharam a Deus e querem ser santas. Felizmente, Deus não as rejeitou e lhes deu uma segunda oportunidade de se purificar. Isto é o que celebramos neste dia de oração para todos os fiéis defuntos!

Hoje, não rezamos para aqueles que rejeitaram o amor de Deus e que estão no inferno. Esses não querem e nunca quererão viver no amor de Deus. Mas rezamos para aqueles que já estão salvos e que precisam se deixar purificar de todo egoísmo e de toda dureza. Essa purificação passa por certo sofrimento. É por isso que temos uma ideia negativa do purgatório, como se fosse uma coisa má. Como se Deus quisesse fazer-nos mal, enquanto é para o nosso bem que ele causa esse sofrimento.

Disso entendemos que não adianta nada nós tirarmos a própria vida, pensando acabar com os sofrimentos. Pelo contrário, vamos acrescentar sofrimentos se abandonarmos a caminhada… Não tem jeito, devemos aceitar sofrer por amor para nos libertar da dureza do coração…

A Igreja nos revelando que alguns irmãos estão vivendo sofrimentos no purgatório, ensina-nos também que podemos ajudá-los a diminuir os sofrimentos se aceitarmos viver sacrifícios de amor para com eles.
Aceitarmos fazer esforços, sair do nosso comodismo para nos purificar e purificar o mundo de todo orgulho, egoísmo, indiferença… Isto não quer dizer que temos que sofrer sempre! Não podemos aproveitar momentos de descanso, de recreação… mas não deixamos de andar no caminho da perfeição. O alpinista aceita se esforçar na trilha da montanha para subir e descobrir os cumes maravilhosos que alegram os olhos… Vale a pena se elevar… E o Evangelho de hoje nos lembra o caminho certo: o amor ao irmão, as obras de misericórdia…

Pascom: Paróquia Cristo Redentor – Redenção