Primeiro Congresso de Mulheres em Xinguara

Você já teve uma experiência de um encontro que parecia o “céu na terra”? Uma conexão de almas inexplicável!

O Primeiro congresso de Mulheres aconteceu em Xinguara no último domingo 17, superou em 100% todas as expectativas. O que era um planejamento inicial para 500 mulheres, aconteceu com cerca de 1000 mulheres. Mulheres das cidades vizinhas, de Redenção, Parauapebas, Rio Maria, Sapucaia, conectadas em uma única energia, nesse mês das mulheres: retiraram-se em um dia, sem celular, sem filhos, sem companheiros, um dia só para elas, com café da manhã, almoço, chá da tarde, palestras, missa, oração, adoração, louvor e muita animação.
Foi um dia cor de rosa, a maioria vestidas com camisetas do evento.

E na cozinha, foi o dia, deles, dos homens cozinharem para as mulheres, também, no mesmo estilo, com a camiseta cor de rosa, um lenço branco, que identificava as pessoas que trabalharam no encontro e o melhor tempero, dedicação e amor. Chefiado pelas, mãos famosas do paroquiano xinguarense, Genivaldo Batista da Graça, eles começaram suas tarefas entre facas, panelas, organização, limpeza da cozinha, na tarde anterior, de sábado e encerraram no domingo, antes da missa, com os agradecimentos da mulheres com calorosos aplausos.

“Eu reconheço que o sexo forte, são de vocês mulheres, são vocês que batalham diariamente por suas famílias em dedicação, oração, bíblia na mão e joelho no chão” …refletiu o odontólogo, Lauro da Bethânia.

O mentor, idealizador do 1º Congresso das Mulheres, foi o pároco Otávio Grapiúna, que reuniu com a equipe a primeira vez, no mês de agosto de 2018, onde se planejaram e começaram a colocar em ação todas, as metas para poder chegar a essa sonhada missão. Criaram uma comissão de mulheres, que fizeram várias ações no decorrer de dois semestres, festival de pizza, venda de lanches, rifas de cestas de chocolate e cosméticos, com a ajuda da comunidade e o apoio de familiares, do sindicato rural que concedeu o espaço, enfim, centenas de pessoas colaboraram diretamente e indiretamente.

Na homilia da missa de encerramento, Padre Otávio, motivou as mulheres, com o exemplo das mulheres da Bíblia, que se fortaleceram na fé e com humildade, perseverança em Deus, foram felizes com suas conquistas realizadas, atendendo ao chamado de divino: a Santidade. Falou também, da vigilância, para sermos amigos da cruz de Cristo, sem preguiça, sem reclamação, com confiança. E que em Cristo todas as “cruzes”, tudo o que nos faz sofrer na vida, são transformadas e vencidas! “Que vocês voltem para casa, transfiguradas e convertidas, com mais paciência e amor” _ afirmou, ele. A coordenadora da comunidade Matriz, Aparecida Telma participou do encontro e conta que essa caminhada na igreja, tem unido, cada vez mais a sua família, principalmente o seu matrimonio “meu esposo, abraçou as missões da Igreja e sempre me incentiva em tudo, está sempre ao meu lado” _ disse ela.

A pregadora Luciana Antunes da comunidade Canção Nova, ministrou duas palestras, com o seu testemunho de conversão, atraída pela música, pois ela e seu esposo cantavam em barzinhos, um dia receberam o convite de seu cunhado para cantarem em grupo de oração e começou as suas primeiras experiências com o amor de Deus, nos encontros de experiência de oração, na adoração, com a devoção à Nossa Senhora “A maior cura da minha vida foi o perdão que eu dei ao meu pai. Perdoem todas as pessoas que vocês lembrarem que te magoaram e que você magoou” _ testemunhou. “Nunca desista de você, nunca desista da sua família, de quem você ama, seja a família do céu, aqui na terra.”

Dona Sirley Heetegs, católica de berço, moradora de Xinguara há 40 anos, foi para o encontro motiva pela sua afilhada, Irosanea Teckathe, “Gostei muito do encontro, a auto estima que vem de Deus é maravilhosa” _ressaltou.

O evento teve início às 7:00hs da manhã e terminou as 19:00hs da noite, foi um encontro paroquial, organizado por uma comissão de mulheres, Maria do Socorro, Ivanir Dantas, Dayane da Acesso, Dejane Maria e Neli Farias, junto com uma equipe financeira, gestão de pessoas, estratégias, planejamento e direção espiritual.