Nota da Pastoral da Juventude e Comissão Pastoral da Terra

“O meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3)

Nós, da Pastoral da Juventude – PJ e da Comissão Pastoral da Terra – CPT da Diocese de Conceição do Araguaia, manifestamos nosso total apoio e solidariedade aos familiares, amigos e amigas, à PJ e toda Igreja de São Felix do Xingu, nossa Diocese irmã, pelo ato bárbaro e covarde praticado contra nosso companheiro de caminhada Fábio Júnior Silva. Um jovem protagonista de sua história e que topou construir a Civilização do Amor, e que na madrugada do dia 10 de março de 2019 teve sua vida ceifada: foi executado a tiros e seu corpo queimado.

Expressamos nossa profunda indignação e repúdio a este crime, e nos manifestamos contra a Intolerância, a Homofobia, a Violência e qualquer tipo de agressão que extingue a vida, que inferiorize o ser humano, que atente contra os Direitos Humanos.

Desde 2009 a PJ vem trabalhando a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, desenvolvendo ações de combate a essa triste e preocupante realidade, buscando estruturar nas comunidades estratégias de monitoramento e redução desse problema social. No entanto, ainda somos surpreendidos/as por esses atos violentos e bárbaros. Nesse sentido, é hora de juntarmos forças e lutarmos pela garantia e efetivação de Políticas Públicas que visem o respeito à Vida e a dignidade humana. Tendo em vista a contínua atuação da CPT frente ao combate às mais diversas formas de violência que permeiam nossa sociedade, juntamos nossas mãos nessa ciranda contra o extermínio da nossa juventude.

Assim sendo, reivindicamos das autoridades que mais esse assassinato não seja relegado ao mar do esquecimento, para que a impunidade não persista. Almejamos o mais breve possível que se faça justiça, que a voz de nosso irmão Fábio ecoe através da dor de sua perda e se transforme em um grito pela vida da juventude.

Pelo fim da Violência, pela Paz, pela Vida!
Xinguara – PA, 14 de março de 2019.
(um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco)

Pastoral da Juventude
Comissão Pastoral da Terra