Ministro da Palavra: o curso que você espera está aberto.

Se você é Ministro da Palavra, está se preparando para receber este ministério ou quer saber mais sobre esta missão, matricule-se no curso: Ministro da Palavra da Escola da Fé.

Abaixo veja o chamado de nosso Pastor, Dom Dominique You:

Para fazer a sua matrícula clique aqui. Para ter mais informações, entre em contato com a Escola da Fé: (94) 99296-8888.

A situação da nossa Diocese, onde 90% das celebrações dominicais são celebradas por leigos ou leigas, exige de nós uma grande atenção para capacitar, e atualizar constantemente os Ministros e Ministras da Palavra que comentam semanalmente o Evangelho para as respectivas Comunidades Eclesiais.

É um desafio assegurar a estes irmãos e Irmãs o apoio necessário para compreender e aplicar à vida dos fiéis a Palavra de Deus. Exige também proporcionar uma formação mais ampla na linha da espiritualidade pessoal, e da liturgia comunitária.

O Curso para Ministros da Palavra é um conjunto de 4 módulos de 5 aulas. O primeiro módulo está com as matrículas abertas

Esta primeira etapa do Curso para Ministros da Palavra pretende abrir com 5 aulas o caminho desta formação e da atualização para atuais e futuros Ministros e para todas pessoas que precisam ocasionalmente comentar o Evangelho: Catequistas, Líderes de Pastorais ou de Movimentos, etc.

O conteúdo programático desta primeira série de 5 videoaulas:

1) A “Celebração da Palavra” no último documento 108 da CNBB. O professor será Dom Geraldo Lírio Rocha, arcebispo emérito de Mariana-MG, ex-presidente da CNBB.

2) A geografia da Terra Santa, por Pe. Pedro Jorge Viana, pároco da Catedral N. Sra. da Conceição, em Conceição do Araguaia-PA.

3) O Evangelista São Lucas, autor dos Evangelhos dominicais deste ano de 2019. O professor será o Pe. Josiano Souza Pereira, vigário da Paróquia Cristo Redentor, encarregado da área pastoral São Bento, em Redenção-PA.

4) A “Leitura Orante da Palavra, elemento chave da espiritualidade do Ministro da Palavra”, pelas Irmãs Sacramentinas da paróquia São José Carpinteiro em Xinguara-PA.

5) A preparação e realização da homilia, por Pe. Helder Salvador, vigário geral da Diocese, e pároco da Paróquia N. Sra. das Graças, em Redenção-PA.

Duração do módulo I:

• Inicio das aulas: dia 29/maio/2019
  • Término: 24/junho/2019

Para a realização deste “módulo I” o investimento é de taxa única de R$ 15,00.

Recursos didáticos

A primeira semana do curso é sempre dedicada para o aluno conhecer o ambiente virtual e familiarizar-se com os recursos didáticos interativos.

Além dos vídeos e das gravações áudio, uma apostila comunica o conteúdo das diversas aulas.

Um mural permite uma interação com um dos representantes e com os demais inscritos no Curso para Ministros da Palavra.

Depois de cada hora de aula, é proposto um exercício com 10 perguntas com respostas múltiplas, sobre o conteúdo do tema abordado nos vídeos.

As aulas serão estarão disponíveis em vídeos, que poderão ser baixados para serem assistidos conforme a conveniência de cada aluno.

Certificação

Ao final do curso será oferecido pela Diocese um certificado, em função da participação as vídeos-aulas e das notas obtidas nos exercícios realizados.