No dia 30 de abri de 2022, na cidade de Piçarra, aconteceu um momento histórico para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe: a inauguração da nova Igreja Matriz com a celebração da Santa Missa de dedicação da Igreja e consagração do altar.
Na presença de, em média, três mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, Dom Dominique, bispo da Diocese de Conceição, celebrou esse momento sublime com todo o povo de Deus.
Junto de Dom Dominque estavam mais alguns sacerdotes, dos quais: Pe. Josiano, Pe. Hélder, Pe. Otávio, Pe. Ívio, Pe. Pedro Brito, e Pe. José Bonfim. Ademais, fizeram-se presentes também o diácono transitório, Éder Hoffman, alguns seminaristas e algumas consagradas da diocese.
Além disso, algumas autoridades administrativas e religiosas do município de Piçarra, marcaram presença nessa celebração, como a prefeita da cidade, alguns vereadores, e pastores de uma comunidade protestante.
Em relação à celebração da Santa Missa, a mesma iniciou na parte de fora da Igreja, onde Dom Dominique acolheu o povo de Deus e entregou as chaves da nova matriz ao seu pároco, Pe. Josiano. Em seguida, todos os paroquianos foram convidados a entrarem no novo templo.
Foi tanta gente, que não coube todo mundo na parte interna; por isso, muitos fiéis tiveram que acompanhar a Santa Missa do lado de fora.
Mas isso não foi motivo para ninguém desistir de celebrar um momento tão ímpar na vida de cada paroquiano, haja vista que nessa obra há um “pedacinho de cada um”.
Dentro do rito da Missa, houve alguns momentos-chave: aspersão do altar, das paredes e do povo, unção do altar e das paredes, incensação do altar e da igreja, iluminação do altar e da igreja, e inauguração do sacrário com o depósito da reserva eucarística em seu interior.
Após a cerimônia, houve o momento de louvar e agradecer a Deus em público por tantos dons e tantas graças confiados ao povo de Piçarra durante mais de um ano de obra.
Padre Hélder, vigário geral da Diocese , salientou: “neste momento, com o coração muito agradecido, muito alegre, em nome de toda a Igreja de Ssma. Conceição do Araguaia, (…) quero agradecer e parabenizar Pe. Josiano por essa obra, e agradecer e parabenizar toda a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Como dona Nazaré dizia ali fora pra mim: ‘tem um pedacinho de todo mundo aqui’; e eu tenho certeza disso; se não essa obra não sairia em tão pouco tempo, né?!…uma Igreja bonita, uma igreja simples, mas rica em detalhes, e orante…essa obra é o rosto da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe…Deus continue abençoando cada um, a cada uma de vocês, especialmente o Pe. Josiano”.
Em seguida, Pe. Josiano relatou: “… quero expressar meu louvor, o meu agradecimento a cada um, e cada uma de vocês…é sempre bom agradecer; dizer ‘obrigado’; é sempre bom ter um coração agradecido…”.
E nesse espírito de gratidão, o povo concluiu mais uma conquista. Agora, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe têm uma Igreja novinha e mais ampla para rezarem e celebrarem melhor os cultos em louvor a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ah! Mas a festa não parou por aí!
Após a Santa Missa, todos os presentes foram convidados a irem à Área de Eventos da Paróquia com o intuito de confraternizarem juntos a festa em ação de graças pela inauguração e dedicação da nova Igreja Matriz.
Na área de eventos foi servido um delicioso jantar a todos. E o melhor: tudo de graça! Que maravilha, como diz Pe. Josiano!
Ademais, houve também o sorteio do show de prêmios com três valiosos prêmios.
Depois de um dia cheio, que começou às 16h, com a Santa Missa, concluiu-se esse marco não só para a Paróquia, mas para todo o município de Piçarra, haja vista que a nova Igreja já se tornou cartão-postal da matriz do município.
Deus seja louvado!
Parabéns à toda a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe!
Parabéns à toda a equipe de obra!
Parabéns a todos os envolvidos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a realização de um projeto lindo como esse, que uniu e reuniu um povo sedento de Deus e cheio de muita fé.
Nossa Senhora de Guadalupe,
Rogai por nós!
#inauguracao #diocesedeconceicao #igrejacatolica #picarra
“Por ser um edifício visível, o templo (…) deve ser um sinal da Igreja que está peregrinando nesse mundo e imagem da Igreja que habita nos céus.
A dinâmica da celebração eucarística na qual é realizada a dedicação da nova igreja e a consagração do altar é similar à iniciação cristã de um fiel, justamente para colocar em relevo de que a Igreja de Cristo são os fiéis, templo vivo onde habita Deus, e o edifício sagrado é a casa da igreja, o lugar da reunião, um farol de esperança para o mundo agitado.” (PONTIFICAL ROMANO, p. 430).








